Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
Por Clarice Lispector

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Liberdade e paz. Ousadia e Caos

   É estranho observar o que tem acontecido nos dias atuais. O que está acontecendo com a população?
Por mais que tentemos entender, é complicado. As ruas estão em chamas, há lágrimas espalhadas por todos os cantos vindas de todos os tipos de emoção. O Ser humano se acostumou a colocar suas idéias sempre em primeiro lugar. Esquecendo-se assim de que todos nós temos nossos direitos e deveres. Parece que todos nós estamos dispostos a colocar nossos desejos em primeiro lugar. 
Ordem e progresso? Não para nós. Não queremos ordem e muito menos progresso. Afinal, em que isso me acrecentaria? Em nada, suponho. Não vou ter um carro do ano  tendo ordem, não vou ganhar milhões com o progressso. Só vou conseguir isso se agir com minhas próprias mãos. Se for alí e roubar um carro, se for alí e assaltar um banco. Aí sim, serei rico. As autoridades, os políticos? Eles não se importam com a gente. Com o que se come na favela. com o que os viciados querem. Já que não se importam, vamos buscar a forma mais fácil, as contias mais altas, os caminhos mais errados.
PAREM! O caminho mais largo nem sempre é o melhor. Se todos nós pensarmos individualmente não haverão cidadãos de bem, não haverão famílias. Se isso não parar, haverão guanques, quadrilhas. E as lágrimas? Elas vão prosseguir, multiplicar-se e nos afogar.
E agora, o que nos resta? "Mil cairão ao teu lado, Dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido"
Mas também não é por isso que vamos provocar.
Paz, nós queremos paz ! Mas devo lhe alertar. A paz não é uma folha que cai da árvore no nosso quintal. Ela é uma semente que, se plantada em solo fértil e cuidada, cresce, e dá frutos.
Fiquem em paz.

bjsbjs..