Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
Por Clarice Lispector

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Feliz aniversário, Sucker. [28.05.11]


"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes."
(William Shakespeare)

E aí mano, firmeza??
Então, eu estou aqui postando sobre meu aniversário quase uma semana depois. Ele se realizou no último dia 28 de maio, Sábado.
Parabéns para mim, é eu sei. Mas talvez eu não queira isso, ou talvez sim... Não sei;
O fato é que, nenhum dia do ano me causa mais nostalgia do que o dia do meu aniversário. Hj eu não gosto muito de festa nem de parabéns, nem nada do tipo, mas nem sempre foi assim. Quando criança, eu adorava fazer aniversário. Queria fazer lodo dez, onze, quinze, dezoito anos... Queria festa, queria todo mundo me dando parabéns, me dando presente. Mas hj, porém, não sei se é um motivo para dar parabéns. vinte e dois anos depois, não consigo entender por que as pessoas comemoram tanto. Tá certo que qualquer ano vencido hoje em dia é uma vitória por estar vivo no mundo violento em que vivemos. Mas, comemorar por isso ?? As pessoas deveriam chingar os pais que fizeram essa maldade com o filho. E tem mais. Há aquelas pessoas que chegam na sua casa no dia do teu aniversário e falam "E aí, vai rolar uma cervejinha não??"  ¬¬'
Esse está implorando por um fora ! Afinal, ele vai na tua casa pra te parabenizar ou para beber às suas custas?? E aquele que chega na tua casa no dia do teu aniversário e fala " caramba, é teu aniversário hj, né?" Não, esse tá pedindo um tiro.
Há também casos em que as pessoas simplesmente fingem que nada está acontecendo. Talvez esse seja o pior.  Porque dá impressão de que você não existe. É a pior coisa que uma pessoa pode sentir.
Ah, o que importa? Nem liga, amiga... isso é normal. É o que todos dizem. Isso me faz lembrar de uma frase de Shakespeare que cai bem a calhar "Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente". E é verdade. Enfim, talvez eu me importe com o meu aniversário, talvez não. Talvez eu me emporte apenas com o fato de ser notada, Talvez não.