Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
Por Clarice Lispector

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Saudade...




Saudade é o sentimento mais dolorido. No meu ponto de vista, o único que não se pode reverter, o único que não se apaga com o tempo, só aumenta.
 Existem determinadas situações que marcam, pessoas que marcam, momentos,sentimentos, palavras... São coisas que acontecem, que passam pela sua vida e, infelizmente não se pode mudar, nem voltar atrás.
 Por muitas vezes senti vontade de voltar no tempo, de poder ver mais uma vez, sentir mais uma vez, ouvir mais uma vez e, vendo que isso não iria aocntecer, sofri e chorei.
 O dia de hoje é chamado como Sexta-feira da paixão. no dia de hj, as pessoas não brigam, não fazem amor, não varrem a casa, não comem carne em luto pela morte de Jesus Cristo, o que para mim sempre foi muito triste, pois sempre achei que isso deixava um sentimento de morte no ar.Mas hoje, depois de ter perdido alguém muito importante nessa data, praticamente, pude tomá-la como ainda mais triste, ainda mais pesada.
 Não há uma data em todo o ano que me faça sentir mais falta dele como essa. É quando eu paro e penso  Hj, à 3 anos atrás eu tinha o meu pai aqui comigo, vendo a prossição passar na frente da nossa porta.,Temperando peixe na cozinha, a tão amada cangica...rs.. e dando ovos de páscoa no domingo... Eu lembro ainda de quando era criança. eu acordava encantada, junto com meus dois irmãos no domingo de páscoa e lá estavam os ovos de páscoa. "O Coelinho trouxe", eles diziam: ele e minha mãe....Era bom, eu passava o dia feliz, comendo meu ovo de páscoa que o "coelinho" trouxe. Hj eu olho em volta, ele não está aqui, e no fundo, não importa o peixe, a cangica, o ovo. O que realmente importa é a falta e a saudade de uma pessoa, de um apenas, que não vai voltar na próxima páscoa...

Então tinha o rei Davi saudades de Absalão; porque já se tinha consolado acerca da morte de Amnom.
(2 Samuel 13:39)

Um comentário: