Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
Por Clarice Lispector

domingo, 10 de julho de 2011

Safest Place To Hide

 É estranha a forma como crescemos... Nós, meninas.
 Passamos toda a infância brincando com a Barbie princesa, assistindo desenhos e filmes da Disney que, por sinal sempre nos enganou brutalmente dizendo que príncipes existem e que tudo tem uma droga de final feliz.
 Na adolescência assistimos séries onde sempre tem um garoto fofo, que faz a mocinha suspirar. E você, vai para a escola achando que algum daqueles garotos pode ser seu par romantico.
 Pouco depois dessa fase você passa a ler livros onde as coisas mais extraordinárias acontecem na vida de uma jovem. Existem casos onde a moça conhece o cara mais rico e frio e o transforma em uma pessoa boa. Existem casos ainda mais fora do normal, onde ela pode escolher entre um Vampiro sedutor e um lobo brincalhão. Ou ainda um bruxo que sobreviveu e salvou toda a sua "espécie".

 Sinto muito, mas são apenas contos. O pior de tudo é quando você é forçada a retornar à realidade. Quando você percebe que jamais vai transformar uma fera em um príncipe. Jamais vai mudar o caráter de um homem incrivelmente rude e tomá-lo para si. Jamais vai conhecer um vampiro e um lobo que coloquem tudo em risco para salvar você. Ou até mesmo o bruxo dos bruxos... Tudo o que você vai encontrar são homens para te julgar, pessoas que, ao invés de procurar saber o que há com você vão primeiramente te jogar na fogueira.   É onde você começa a se questionar se valeu a pena acreditar em tudo o que você viu na sua infância e adolescência. 

 Você sem o seu valor, sim, você tem. Mas não acredite nunca que alguém vai notar ele e fazer com que valha a pena. Ninguém nunca vai te elogiar pelo que você faz de melhor.  Talvez eles camuflem suas qualidades de tal forma que você mesma se pergunte se elas realmente existem. Não deixe nunca uma pessoa te colocar para baixo. Não desacredite da sua vida. Ela ainda não acabou. Mas, por favor, não acredite que aquele príncipe encantado, no cavalo branco, lobo de motocicleta, Conde em carruagem, Bruxinho na nimbus 2001 ou vampiro no volvo prata vão aparecer na sua vida, pois eles não vão. Seja mais você e acredite em si mesma, e não no que os contos infantis te forçaram a acreditar.

Tenham um bom domingo. Amo vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário