Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
Por Clarice Lispector

sábado, 23 de julho de 2011

Solidão


Então.  É apenas mais uma noite. Ela vai passar.
Por mais que tente acreditar, tal noite parece ter o dobro de horas de todo o seu longo dia trabalhado.
A pior sensação é a de se sentir solitária. Talvez toda dor se torne mais intensa quando não se tem com quem dividir. O desespero, a vontade de chorar, o aperto no coração se torna cada vez mais intenso.
Todas as lembranças do passado começam a te assombrar. E vocÊ se sente tão pequena, tão frágil. E ao mesmo tempo tão falsa por esconder de todo mundo esse sentimento, a solidão.  Talvez você não precise sair, Talvez não precise estar em um lugar cheio de pessoas... Talvez precise apenas de "expecto Patronum" para acabar com todos os seus dementadores. Alguém a quem sentir, alguém para abraçar, para olhar. Alguém que preste atenção quando você falar as coisas mais idiotas. Alguém que a admire pelo que você é. Que seja capaz de conversar com você sem se cansar...

O pior é que quando você está assim, sensibilizada e debilitada, não consegue acreditar na possível existência de alguém que faça isso por você. Tem horas que você pensa que não há uma pessoa se quer no mundo capaz de notar você à ponto de tentar mudar esse quadro vazio em que você se encontra. E você chora... Sabe, chorar não é mais como antes. Não alivia mais a dor.
Talvez por traumas causados anteriormente, você se desespere à ponto de achar que vai morrer assim, sem ninguém. Bem, Você sabe que é radical demais acreditar nessa possibilidade. Mas, por mais que você tente, não pode mudar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário